Proposta pioneira de inclusão social pela via do trabalho

Como proposta pioneira de inclusão social pela via do trabalho, o Projeto Gerência de Trabalho (PGT) se apresenta como modelo de uma nova prática de cuidados no campo da saúde mental, cujo objetivo é estabelecer as condições de acesso e permanência de pessoas com transtorno mental no mercado formal de trabalho.

O projeto tem hoje 41 usuários

Em curso na cidade do Rio de Janeiro/RJ desde 2008, esse projeto tem hoje (2019) 41 usuários, de diversos serviços e dispositivos de saúde mental, espalhados pelo RJ e outros municípios, trabalhando na empresa PREZUNIC – CENCOSUD S.A. com todos os seus direitos trabalhistas garantidos. 

Metodologia do Emprego Apoiado

Partindo da metodologia do EMPREGO APOIADO, o que prevê o PGT é o suporte a essa população para que possa exercer a sua cidadania por meio do trabalho formal. Será na oferta de treinamento e acompanhamento no próprio local de trabalho (realizado por estagiários de psicologia), na disponibilização de contratos de trabalho no formato “horista” (para otimizar o real potencial de trabalho de cada candidato) e no estreito contato com os serviços de saúde mental aos quais pertençam esses novos trabalhadores (para o acompanhamento compartilhado da evolução da experiência de trabalho), que o PGT vem estabelecer as suas condições de funcionamento.